COMO OBTER UMA CERTIDÃO

 

Uma vez identificadas todas as informações (nome, sobrenome, nome dos pais e, eventualmente, o sobrenome de solteira da mãe, data e local de nascimento) relativas ao ascendente, para obter uma certidão (de nascimento, casamento ou óbito) é necessário contatar com o pároco atual da paróquia em que o ato tenha sido registrado.

 

Com efeito, de 1815 a 1923, os párocos exerciam a função de Oficial de Registro Civil e, ainda hoje mantêm essa função exclusivamente.

 

Os usuários são aconselhados a contatar a paróquia só quando estão em posse de informações absolutamente claras e precisas, após criteriosa consulta ao banco de dados. Pede-se, portanto, para que não se envie aos párocos, perguntas de caráter geral ou com dados imprecisos.

 

Tratando-se de dados pessoais, o pedido deve ser formulado especificando-se as motivações em relação ao nome solicitado.

 

O nome e o endereço do vigário de cada paróquia estão disponíveis no site da Diocese de Trento, o qual é constantemente atualizado.

 

Para pedidos de pesquisa de nomes não encontrados no banco de dados, você pode ainda contatar o Ufficio Emigrazione da Província Autônoma de Trento.

 

Para aprofundar questões de caráter histórico, genealógico, institucional ou eclesiástico é possível  contatar o Archivio Diocesano Tridentino.